Conheça o homem que escolhe quem pode comprar um Ferrari
Pouca gente sabe quem é Enrico Galliera, mas a verdade é que é um dos nomes mais poderosos da Ferrari. Galliera é o Director de Marketing e Comercial da fabricante de Maranello e mais importante ainda, é ele quem decide quem pode ou não comprar os modelos de edição limitada da marca do "Cavallino Rampante".
Galliera vai mais longe e garante mesmo que a Ferrari olha ara estas edições especiais como uma espécie de bónus para os melhores clientes da marca. "Temos muito mais procura do que oferta. Por isso aquilo que fazemos é premiar os bons clientes. Os carros de edição limitada são considerados um presente para os nossos melhores clientes".
Veja-se por exemplo a forma como a marca do Cavallino Rampante informou os 200 clientes escolhidos que podiam avançar para a compra do mais recente modelo especial da Ferrari, o LaFerrari Aperta. Depois de reduzir a lista de clientes a 200, Galliera enviou uma pequena caixa para todos eles que continha uma chave da Ferrari e um bilhete que perguntava se queriam comprar o próximo descapotável da marca, que nessa época ainda nem era conhecido.
Por esta altura já deve ter percebido que para se candidatar a um modelo de edição limitada da Ferrari não basta ter dinheiro, tem mesmo de "cair nas graças" da marca italiana. E acredite, nem os funcionários da marca do "Cavallino Rampante" têm vida facilitada, muito pelo contrário.
Só há dois funcionários com "caminho aberto" para estas versões exclusivas: Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen (ou os dois pilotos da Scuderia Ferrari da altura em causa). O patrão do marketing da Ferrari garante que todos os outros não costumam ter permissão para comprar este tipo de modelos. E a justificação é simples: "com uma produção tão limitada e com os clientes a esperarem tanto para terem os seus carros, não era simpático se os carros fossem entregues aos funcionários".